segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

João Moutinho salva dragão sem chama colombiana


  O Estoril Praia esteve a pouco minutos de derrotar o FC Porto pela primeira vez nos últimos 34 anos, mas um grande golo de João Moutinho ditou um empate 2-2, este domingo, e mantém os dragões na liderança do grupo A da Taça da Liga. Os portistas estão, inclusive, praticamente apurados para as meias finais (já não poderão encontrar o Sporting, que foi eliminado), bastando, para isso, empatar ante o Vitória de Setúbal na última ronda, desde que o Estoril não goleie na Choupana.
  Vítor Pereira repetiu a fórmula utilizada na jornada anterior e apostou num "onze" quase na máxima força, promovendo apenas a troca de James Rodríguez por Kelvin. A partida disputada no Estádio António Coimbra da Mota, porém, voltou a deixar vincado que não há muita força que valha aos dragões sem os colombianos Jackson e James. O primeiro ainda foi titular, mas só durou 45 minutos, tendo saído lesionado ao intervalo e deixado o FC Porto a jogar sem um "9".
  Nem com o goleador em campo, porém, o FC Porto esteve ao seu nível. Varela voltou a cair num poço sem rendimento, Kelvin ainda é um "malabarista" à margem dos processos de jogo da equipa e Danilo voltou a meter água na defesa. Foi o brasileiro quem fez a falta que valeu ao Estoril o primeiro golo do jogo, aos 15 minutos: pontapé livre de Steven Vitória, que entrou na "gaveta" da baliza à guarda de Helton, ele que também já tinha inaugurado o jogo contra o FC Porto no campeonato.
  A resposta portista apareceu ao minuto 31, mas só porque o guarda-redes Mário Matos cometeu um erro ao deixar a baliza deserta, lance aproveitado por um bom golpe de cabeça de Jackson Martínez. O colombiano, contudo, foi substituído ao intervalo por precaução, após ter apresentado queixas físicas, e o FC Porto passou a jogar sem ponta de lança, até porque Kléber também está lesionado. Varela ocupou o centro do ataque, onde Lucho também apareceu várias vezes.
  Os dragões ainda tiveram boas ocasiões para faturar, desperdiçadas por Kelvin, Lucho González e João Moutinho, mas foi o Estoril a adiantar-se no marcador, a partir da marca dos onze metros: penálti convertido por Steven Vitória, aos 62', depois de Otamendi ter jogado a bola com o braço. A partida parecia sentenciada, mas João Moutinho, a uns bons 25 metros do alvo, atirou uma "bomba" para o fundo das redes. O Vitória de Setúbal, que venceu o Nacional por 3-1, apurar-se-á apenas se vencer no Dragão, dia 9 de janeiro.

Sem comentários: