Biografia


  João Filipe Iria Santos Moutinho nasceu no dia 8 de Setembro de 1986 no Barreiro, mas foi registado em Portimão onde viveu a sua infância. Tem 3 irmãos: o Nélson, o David e o Alexandre. O seu pai Nélson Moutinho foi jogador de futebol e a sua mãe chama-se Lina Moutinho.

  João Moutinho começou a jogar futebol no Portimonense e, quando tinha 13 anos, despertou o interesse dos olheiros leoninos enquanto disputava o Torneio da Pontinha. Um ano depois, fez as malas e começou uma nova etapa da sua vida nas camadas jovens do Sporting, longe dos pais e dos irmãos. Foi morar com o padrinho, Joaquim Moreira, no Barreiro, e tornou-se uma das primeiras estrelas da Academia do Sporting.
  Antes de subir à equipa principal, João Moutinho ganhou alguns titulos como o de campeão nacional de juniores e o de campeão europeu de sub-17.

  João Moutinho estreou-se na equipa principal do Sporting no dia 4 de Janeiro de 2005 ao entrar, na 2ª parte, num jogo frente ao Pampilhosa da Serra a contar para a Taça de Portugal. Nesse mesmo ano ganhou o prémio de ''Jogador Revelação do Campeonato'' da Super Liga Galp Energia, de melhor médio ofensivo e o Prémio ''Escolha do Adepto''. Teve a sorte de chegar à final da Taça UEFA, no primeiro ano na equipa principal.
  Na época seguinte afirmou-se como titular da equipa jogando todos os jogos da Liga BetAndWin. 

  Na época 2006/2007 João Moutinho tornou-se o terceiro capitão da equipa de Alvalade e no dia 10 de Março de 2007 completou 100 jogos pelo Sporting, onde comquistou também a Taça de Portugal. 

  No dia 30 de Junho de 2007, o ''Baixinho'' deu o nó com a bancária Ana Sofia Gomes. A cerimónia teve lugar na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro e as alianças foram transportadas por Alexandre, o irmão mais novo do futebolista. O casal conheceu-se na escola, onde foram da mesma turma no 10º e 11º ano, mas nem a ida para Alcochete os separou porque mativeram o contacto e começaram a namorar.

  Com o início da nova época, Moutinho manteve-se no clube de Alvalade apesar de haver alguns rumores sobre propostas de alguns dos maiores clubes europeus. Moutinho, aos 21 anos, tornou-se o capitão mais novo desde Francisco Stromp, um record com 98 anos ! O Sporting não poderia ter começado melhor a época 2007/2008 ao vencer a Supertaça frente ao rival da Invicta, o F.C.Porto.

  Foi no final do ano (2008), João Moutinho foi convidado por Sérgio Godinho para uma conversa que depois viria a ser publicada num livro. João Moutinho aceitou e o livro foi um sucesso! Futebol e Rock N'Roll - Uma conversa entre Sérgio Godinho e João Moutinho, é uma conversa entre os dois artistas sobre alguns gostos musicais e futebolistos de ambos e os dois artistas aproveitaram para fazer algumas confidências. Ainda neste ano foi convocado por Scolari para a Selecção nacional.

  Na pré-temporada 2008/09 manifestou a vontade de sair do Sporting, mas acabou por permanecer no clube e renovar contracto até 2014.
  A 13 de Julho de 2009, recebeu o Prémio de Melhor Jogador Português do Ano, oferecido pelo Rádio Clube Português.

  No dia 28 de Outubro de 2009, João Moutinho foi pai pela primeira vez, de uma menina: a Lara.

  Em 2010, o seleccionador Carlos Queirós não o convocou para o Mundial de futebol, o que causou grande surpresa.

  No dia 4 de Julho do mesmo ano, João Moutinho protagonizou a transferência mais polémica da temporada, ao mudar-se para o Futebol Clube do Porto, por 11 milhões de euros.
  Foi um jogador imprescíndivel ao onze de André Villas-Boas, na primeira época ao serviço do F.C. Porto. Ganhou a supertaça Cândido de Oliveira, sagrou-se campeão nacional pelo Clube, ganhou a taça de Portugal e ainda a Liga Europa. 

  No início da época 2011/2012, já com novo treinador (Vitor Pereira), arrecadou mais um título ao vencer a Supertaça Cândido de Oliveira.
  A dois jogos do final da época, o F.C.Porto sagrou-se campeão nacional da Liga Zon Sagres depois de alguns altos e baixos, mas conquistando o titulo por duas épocas consecutivas.

  Na época 2012/2013 o FC Porto venceu a Supertaça frente à Académica, arrecadando o primeiro troféu da época.
  O FC Porto foi eliminado da Taça de Portugal pelo SC Braga nos oitavos de final.
  Na Taça da Liga chegou à final mas perdeu com o SC Braga. Nesta competição o João Moutinho marcou dois golos.
  Na Liga dos Campeões o FC Porto foi eliminado pela Málaga nos oitavos de final. Nesta competição o João Moutinho marcou dois golos.
  Na Liga portuguesa o FC Porto sagrou-se campeão nacional ficando à frente do Benfica só com um ponto de avanço. Assim, o FC Porto ganhou o seu terceiro campeonato consecutivo. Nesta competição o João Moutinho marcou apenas um golo mas fez mais de 12 assistências para golo.
  Durante esta época, João Moutinho fez 43 jogos e está a apenas um do seu jogo 400 (excluindo as selecções)!

  No dia 24 de Maio de 2013, foi oficializada a saída de João Moutinho para o Mónaco, clube que acaba de voltar à primeira liga francesa. João Moutinho foi vendido por 25 milhões de euros.

(actualizado a 25/05/12)

Texto com direitos de autor, pertencentes a este blog,
http://joao--moutinho.blogspot.com