quinta-feira, 14 de março de 2013

A importância de Moutinho


  O FC Porto desloca-se esta quarta-feira ao terreno do Málaga FC na expectativa de ter João Moutinho de regresso, depois de o internacional português ter estado ausente devido a lesão.
  Autor do único golo dos "dragões" na primeira mão dos oitavos-de-final, no Estádio do Dragão, Moutinho viu-se forçado a falhar os dois jogos seguintes devido a um problema numa coxa.E se o conjunto de Vítor Pereira não sentiu dificuldades para levar de vencida o GD Estoril Praia no passado sábado (2-0), o mesmo não se pode dizer no empate 0-0 anterior no terreno do Sporting Clube de Portugal, que permitiu ao SL Benfica isolar-se no topo da Liga portuguesa.
  O centrocampista, que trocou o Sporting pelos portistas em 2010, tem vindo a cimentar a sua importância na estratégia da equipa "azul-e-branca", já que as qualidades técnicas e tácticas aportam ao Porto uma mais-valia no centro do terreno. É certo que Moutinho tem sempre sido utilizado desde que chegou ao Dragão, mas nos tempos mais recentes os focos estiveram sempre direccionados noutros atletas como Radamel Falcao e Hulk.
  Cada vez mais identificado com os processos de jogo da equipa, Moutinho encontrou o espaço ideal para crescer como médio "box-to-box", aprimorando as qualidades técnicas e disciplina táctica. É hoje um jogador mais maduro, com vasta experiência internacional – incluindo um percurso acima da média na selecção de Portugal – tornando-se num alvo apetecível por parte de outros gigantes europeus, algo que, ciclicamente, faz eco nos principais jornais desportivos.
  Muitos o comparam a Maniche, que no Porto venceu tudo o que havia para vencer sob o comando de José Mourinho, mas Moutinho já ganhou o seu espaço por direito próprio, assumindo-se como uma arma fulcral na equipa portista, tanto nos processos defensivos, como no plano ofensivo.

 in UEFA, 11 de Março

Sem comentários: