quarta-feira, 12 de junho de 2013

«Apostem no Castro e ele vai dar provas»


   Fundamental no tricampeonato conquistado pelo FC Porto, João Moutinho tornou-se num ídolo dos   portistas. Ele mesmo passou a ser mais um adepto, depois do carinho que recebeu nos três anos que esteve no Dragão. Curiosamente, depois de ter admitido que em pequenino era benfiquista, virou símbolo do Sporting, chegando a capitanear a equipa, e depois da mudança para o Norte não tem dúvidas em assumir-se como adepto do FC Porto, a quem deseja o maior sucesso. Garantiu inclusive, em declarações a O Jogo, que vai voltar ao Dragão sempre que puder. 

Como classifica a passagem pelo FC Porto? 
A minha passagem pelo FC Porto foi grandiosa, foi excelente. Deixei lá muitos amigos. Aliás, tenho lá muitos amigos. Espero que continuem da mesma forma, sempre a conquistar títulos. O FC Porto é um grande clube. 

O que diferencia o FC Porto dos outros clubes? 
É um clube que recebe os jogadores da melhor forma. Felizmente aconteceu isso comigo. Só tenho de agradecer a todas as pessoas do clube. Vou continuar adepto do FC Porto. Sempre que for possível, vou voltar para apoiar o FC Porto. 

Não era portista. Mudou de clube?
Claro que todos nós temos o nosso clube quando somos pequenos, e eu aprendi a gostar do FC Porto. É um grande clube, onde as pessoas adoram estar. Os jogadores sentem-se apoiados por todos e isso mexeu comigo. Agora posso dizer que sou portista. 

O meio-campo perde qualidade com a sua saída? 
Não, nem pensar. O FC Porto tem sempre soluções. É um grande clube, que chama grandes jogadores. Com certeza vai colmatar todas as saídas com outros grandes jogadores. 

Vê alguém para o suceder no meio-campo do FC Porto? 
O FC Porto tem excelentes médios. Temos o Defour, o Castro. 

Acredita que algum deles pode fazer a sua posição com a mesma qualidade? 
Quando jogou, quando teve oportunidade, o Castro esteve muito bem na época passada. Merecia mais oportunidades. Se lhe derem vai com certeza mostrar o seu valor. Se apostarem nele, vai provar que consegue jogar no FC Porto como titular. Além disso, vêm ainda mais alguns jogadores. Alguns não conheço, como o Herrera, mas o FC Porto tem excelentes jogadores e excelentes soluções. São jogadores internacionais que, com certeza, vai colmatar tanto a minha saída como de mais alguém que possa vir a sair. 

Elogios a Paulo Fonseca e Vítor Pereira 

Quando se apresentou na Seleção Nacional, a 31 de Maio, João Moutinho evitou falar do FC Porto, dizendo mesmo que o assunto da continuuidade de Vítor Pereira, que na altura ainda estava na ordem do dia, não lhe dizia respeito. «Não tenho mostrado interesse nesse assunto. O que tinha a falar sobre isso já falei. Espero que resolvam a situação», disse, já depois de ter assinado por cinco temporadas com o Mónaco. Esta segunda—feira, depois do triunfo sobre a Croácia, Moutinho aceitou comentar a aposta em Paulo Fonseca para render Vítor Pereira. «São os dois excelentes treinadores. O FC Porto contratou um grande treinador e desejo-lhe a maior sorte do mundo», atirou, esperando que o «seu» clube continue a vencer muitos títulos.


«Temos de dar mérito ao futebol português»

O FC Porto vendeu João moutinho e James, podendo ainda sair mais algum; o Benfica está em vias de transferir Cardozo, a que se pode juntar Garay; O Sporting ficou sem Van Wolkswinkel e pode ainda perder Rui Patrício. Estes podem ser os principais negócios dos três principais clubes, mas mais alguns podem concluir-se. É a lei do mercado. João Moutinho desvaloriza e recusa falar em perda de qualidade do campeonato português. 

Com tantas saídas de jogadores dos principais clubes, o campeonato português vai ficar mais fraco? 
Vai perder alguns, é certo, mas também vão ser contratados novos jogadores. O campeonato português tem vindo a subir de qualidade, com melhores jogadores. 

Seria possível fazer um esforço para que os melhores jogadores continuassem? 
Com todos os problemas que te passam no país, não é fácil manter os melhores jogadores. Mas temos de dar mérito ao futebol português, porque conseguimos chegar a finais europeias, conseguimos estar nas provas mais importantes e a lutar com os melhores clubes do mundo, que têm um poderio financeiro muito maior. Há que dar mérito a isso e, se Deus quiser, vão continuar a surgir bons resultados para Portugal e para as equipas portuguesas. Espero que o FC Porto seja o clube que consiga os melhores resultados.


«André Martins tem muito futebol»

  João Moutinho «apadrinhou» a estreia de André Martins na Seleção Nacional. O médio do Sporting atingiu a primeira internacionalização em Genebra, entrando para o lugar do jogador que agora troca o FC Porto pelo Mónaco. Formados em Alvalade, baixinhos, mas com futebol para dar e vender, os dois têm muitas semelhanças. Antecipar se André Martins (23 anos) será o sucessor de João Moutinho (26 anos) na Seleção Nacional torna-se impossível, pelo menos nos próximos tempos, porque o médio algarvio ainda tem muito para dar à Seleção Nacional, garante. 

André Martins vai ser o seu secessor na Seleção? Daqui a quantos anos? 
Não sei. Espero continuar na Seleção Nacional por muitos anos. Ainda sou jovem. 

Não vai dar a vez a ninguém? 
[Risos] Não. Nem pensar. Enquanto puder, enquanto me sentir útil e enquanto acharem que posso ajudar a Seleção, vou continuar a dar o máximo para ajudar Portugal e a equipa que estiver a representar. 

Sucessor ou não, como avalia André Martins? 
É excelente jogador, que tem vindo a evidenciar a qualidade que tem. Espero que consiga impor-se cada vez mais, porque tem muito futebol. Demonstrando essa qualidade, espero que posso vir mais vezes à Seleção Nacional. É um jogador que já faz parte deste grupo e que tem ambição de ajudar a Seleção. Isso é muito importante.



in Edição de imprensa do jornal O Jogo

Sem comentários: