sábado, 29 de outubro de 2011

FC Porto vence Paços em jogo com antes e pós Moutinho


  O FC Porto venceu o Paços de Ferreira por 3x0 e manteve a liderança na Liga Zon Sagres, colocando pressão no Benfica, que recebe o Olhanense este sábado. 

  Na conquista da terceira vitória consecutiva para o campeonato, a história do jogo ficou vincadamente marcada com um antes e pós João Moutinho. Na primeira parte, com o médio no banco de suplentes, a equipa esteve longe de deslumbrar, mas na segunda, juntamente com James Rodríguez, a história foi diferente e a qualidade de jogo dos campeões nacionais aumentou bastante. 

  No primeiro tempo, a equipa treinada por Vítor Pereira, treinador que manteve exactamente o mesmo 11 que começou a última partida com o Nacional da Madeira, voltou a mostrar-se lenta, sem ideias e, por isso, previsível para um Paços de Ferreira que, aproveitando a passividade do adversário, esteve bastante organizado no Estádio do Dragão, apesar de atacar pouco. 

  Os azuis e brancos apresentaram pouco jogo colectivo, mas as unidades em campo também não mostraram capacidade para desequilibrar nas acções individuais. Hulk foi o caso mais flagrante da desinspiração portista e sinal disso foi o facto de ter sido substituído, antes do final do primeiro quarto-de-hora da segunda parte, por James Rodríguez.

  Ao contrário de Hulk, Álvaro Pereira esteve bem melhor que nos últimos jogos e começou nele a jogada do golo que fez os dragões suspirarem de alívio antes do intervalo.

  No primeiro minuto de compensação, o lateral-esquerdo deu velocidade ao corredor esquerdo e, numa atrapalhação da defesa pacense, Luisinho rematou contra Melgarejo, com o paraguaio, que recebeu a notícia da chamada à selecção esta sexta-feira, a colocar a bola dentro da baliza do Paços de Ferreira, destruindo a muralha defensiva da equipa orientada por Luís Miguel.

  Na segunda parte, o jogo tomou, definitivamente, outro rumo. Vítor Pereira deixou Defour no balneário e fez entrar João Moutinho. O médio internacional português voltou às boas exibições e os azuis e brancos melhoraram, e de que maneira, a qualidade de jogo.

  Sempre muito interventivo, Moutinho deu velocidade à partida, jogou e fez jogar os companheiros, com exemplo disso a ser a jogada do segundo golo, que acabou com o encontro. Já com as substituições todas feitas (Moutinho, Kléber e James entraram para o lugar de Defour, Walter e Hulk)os jogadores que Vítor Pereira lançou na segunda parte foram os protagonistas do lance que resultou no 2x0.

  João Moutinho iniciou a jogada, deu para James, que rematou ao poste e, na recarga, Kléber finalizou para o fundo da baliza, ampliando a vantagem dos campeões nacionais.
  
  No entanto, parecia destinado que João Moutinho não podia terminar o jogo sem marcar e foi o ex-jogador do Sporting que, após mais uma boa jogada com James, estabeleceu o resultado final de 3x0, terminando a partida sob cânticos merecidos pelos adeptos presentes no estádio.

Sem comentários: