quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Moutinho: «Gostamos desta pressão de vencer»

  João Moutinho diz que a Selecção Nacional está focada na Islândia e pronta para não falhar na recta final da qualificação para o Euro 2012. O médio fala de uma «fase boa» da equipa. Evitou de resto falar de Ricardo Carvalho e disse desconhecer a situação de Danny.
  «Estamos focados nestes jogos, principalmente no primeiro, que é o mais importante. Vamos fazer tudo para vencer, temos treinado e trabalhado para isso», respondendo depois de forma afirmativa quando lhe perguntam se a equipa está tranquila: «Já tivemos fases piores, muito piores. Quando o mister Paulo bento pegou na equipa estávamos numa situação extremamente difícil, agora estamos com uma pressão boa, que é a que nós gostamos, a de ter que vencer, e felizmente temos conseguido.»
  O jogador portista desvalorizou de resto as muitas ausências na selecção: «Os jogadores que cá estão têm valor para estar e jogar, os que não estão não podemos contar com eles. A equipa estará ao seu melhor nível para lutar pela vitória. Todos temos mérito e qualidade para estar aqui. Quem jogar vai dar o seu melhor, todos jogam em grandes equipas que têm os seus objectivos e pressão, pelo que estão habituados e vão corresponder às expectativas.»
  Questionado sobre Ricardo Carvalho, suspenso depois de abandonar o último estágio mas que se mostrou disponível para voltar, Moutinho diz que não é assunto seu: «Esse é um tema para a Federação. É um excelente jogador, mas nós só temos que trabalhar, quem tem de opinar sobre isso é a Federação. Ele esteve, agora aconteceu o que aconteceu e é a Federação que tem que tratar desse assunto se assim o entender. Para nós é igual.»
  Quanto a Danny, que se mostrou indisponível para a selecção e foi submetido entretanto a uma pequena cirurgia, Moutinho admite que também tem pouca informação: «Não, não falei com ele, não sabemos ao certo, são tudo especulações. Nós todos esperamos que esteja tudo bem, e com certeza está.»
  Por fim, João Moutinho falou de Paulo Bento, com quem trabalhou no Sporting, e do seu relacionamento com os jogadores: «Conheço-o há vários anos e tem mantido sempre o mesmo relacionamento com toda a gente. Claro que todos não vão ficar satisfeitos porque tem que tomar decisões, isso é normal, mas todos os que estão aqui têm que estar em prol da Selecção Nacional e continuar a trabalhar, qualquer que seja a decisão do mister.»
  A estabilidade no FC Porto ajudou de resto a cimentar a aposta de Paulo Bento em Moutinho. «Felizmente tenho conseguido a confiança do treinador, é para isso que trabalho todos os dias, tanto aqui como no meu clube. Tento corresponder da melhor forma, com trabalho, e é isso que vou continuar a fazer. Todos os jogadores e equipas melhoram com as vitórias, felizmente no F C Porto tivemos uma época em cheio no ano passado, e estamos a conseguir dar continuidade às vitórias. O resto vem por acréscimo», diz o médio.

Sem comentários: