segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Barómetro dos spurs desvaloriza Moutinho


  A reabertura do mercado de janeiro acentuou o volume de notícias referentes ao interesse do Tottenham na contratação de João Moutinho, mas agora há novidades a circular na imprensa inglesa e que falam numa suposta desvalorização do médio do FC Porto e da Seleção Nacional. 
  Em todo o caso, João Moutinho continua a ser peça desejada por André Villas-Boas para a segunda parte da temporada do Tottenham, embora o presidente dos spurs, David Levy, já tenha colocado a circular na imprensa inglesa o seu intuito de fechar os cordões à bolsa, servindo-se como base dos 30 milhões de euros que apresentou ao FC Porto, ainda no verão, mas que não viabilizaram a transferência do médio para Londres. 
  De acordo com o barómetro do líder do Tottenham, João Moutinho tem vindo a desvalorizar-se desde o verão, altura em que tinha assinado uma excelente campanha com a camisola das quinas, no Euro’2012. Nesse sentido, o presidente já terá avisado que, para a transferência avançar neste mercado de janeiro, o FC Porto não poderá pedir tanto dinheiro pelo jogador, de 26 anos. 
  Qualidades. Essa é, contudo, uma ideia que os números de João Moutinho na presente temporada facilmente contrariam. Apesar de o trabalho do médio não poder ser avaliado aos olhos das estatísticas convencionais, já que as suas grandes armas são a leitura do jogo, o bom posicionamento e outras qualidades que incidem, sobretudo, nos processos coletivos, a verdade é queJoão Moutinho já marcou, esta época, tantos golos (3) como na temporada passada e mais um do que em 2010/11. 
  Para além disso, Moutinho continua a assistir os colegas com alguma regularidade, tendo ainda anteontem apontado o canto que esteve na origem do golo de Jackson Martínez ao Nacional. Por outro lado, esta temporada, ajudou a equipa a chegar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, algo que não logrou fazer em 2011/12, sendo que um dos três golos que já apontou foi precisamente apontado nessa que é a principal prova de clubes do Mundo. 
  Visto isto, ou seja, a importância de Moutinho no coletivo, o FC Porto não o libertará em janeiro e muito menos o faria por uma verba abaixo dos 30 milhões de euros.

Sem comentários: