sexta-feira, 29 de março de 2013

Estás bem Moutinho?

O médio do FC Porto é notícia esta semana pelos melhores motivos e porque contrariou todas as previsões, ganhando forma e novo fôlego ao serviço da Seleção Nacional. Uma boa notícia na perspetiva dos dragões, depois de alguma celeuma que até meteu postas de pescada pelo meio.

A verdade é que Vítor Pereira sentiu a sua falta nos últimos jogos e deve reconhecer, enfim, que Moutinho é mesmo o motor que faz andar a sua equipa. Os jogos em Alvalade e na Madeira foram claros exemplos disso e mesmo em Málaga, onde João Moutinho alinhou 45 minutos no limiar do risco em agravar um problema muscular, o FC Porto foi muito diferente, para pior, entre a primeira e a segunda parte.

O que João Moutinho oferece ao jogo dos dragões é muito mais do que segurança no passe e intervenção no miolo. Com ele, o futebol da equipa de Vítor Pereira é mais profundo e acima de tudo muito mais agressivo, no bom sentido do termo, numa zona nevrálgica do terreno e por onde passam todos os momentos, incluindo a gestão da posse de bola e a velocidade que se dá à mesma na circulação, um pormenor em que Moutinho é mestre.

Ou seja, o FC Porto tem muito mais a agradecer à Seleção Nacional a recuperação, física e até também psicológica, de João Moutinho para uma fase da época absolutamente decisiva nas únicas questões que os dragões deixaram em aberto. Com a deslocação a Coimbra e a receção ao Sp. Braga para o campeonato já muito se vai decidir quando o grande rival da Luz está a 4 pontos de distância. Pelo meio o Rio Ave e possivelmente no fim deste micro-ciclo a hipótese de ganhar pela primeira vez no seu historial a Taça da Liga.

É certo que a semana não foi santa, até pelos disparos entre Paulo Bento e Pinto da Costa sobre o homem de quem se fala, duas figuras agora de costas voltadas e com feitios próprios que fazem antever ainda mais trocas de palavras azedas, mas a grande realidade é que ficaria muito melhor ao presidente do FC Porto ter agradecido a Paulo Bento a utilização de João Moutinho nos jogos em Israel e Azerbaijão.

Claro que este hipotético “obrigado” seria em forma de ironia, como bem gosta Pinto da Costa e ainda por cima depois de uma tirada infeliz como a das postas de pescada, mas se João Moutinho está ou não a cem por cento só o jogo deste sábado, em Coimbra, o dirá. Se não estiver há algo bem enigmático que escapa claramente a muita gente, partindo do princípio óbvio que Moutinho não foi “obrigado” a jogar lesionado pela Seleção Nacional, e aí teremos de esperar por novas explicações. Ou mais fogo-cruzado...

Sem comentários: