sexta-feira, 8 de março de 2013

Sim, João Moutinho é um motor!

  Sim, João Moutinho é o motor do jogo do FC Porto. Sim, os dragões sentem a sua falta, como foi visível em Alvalade. Sim, o médio deve ficar numa redoma para estar com toda a potência em Málaga. Sim, o jogo da Champions da próxima semana é demasiado importante para poder ser ignorado.

  Não, o jogo em Málaga não é mais nem menos importante do que a receção ao Estoril desta sexta-feira, onde o FC Porto deve colocar o pé no acelerador para garantir os preciosos três pontos o mais rápido possível. Não, não deve ser normal os dragões voltarem a sentir a falta do seu motor no centro do terreno. Não, não é nada fácil ter toda a equipa completamente focada e só no Estoril.

  Sim, esta fase é decisiva para a época dos dragões. Sim, a equipa já deu provas de que supera ausências de vulto, como foi a de James durante um mês e meio. Sim, a qualidade do plantel, agora mais em profundidade com as chegadas de Izmailov e Liedson, permite uma gestão mais cuidada e a correr menos riscos. Sim, o FC Porto não pode descurar uma boa oportunidade de entrar na elite da Champions (leia-se quartos-de-final), segurando a vantagem que leva para Málaga.

  Sim, enfim, João Moutinho é um dos raros jogadores que sabe equilibrar dois fatores fundamentais e que elevam estes ao estatuto de especiais: agressividade e criatividade. Por isso, é um jogador que faz falta a qualquer equipa e treinador, porque a sua visão do jogo, alargada nos horizontes, é uma virtude no meio, na zona nevrálgica, onde tudo se começa a definir. Ele é a ligação entre a defesa e o ataque, mas é também a corrente elétrica que gere as necessidades da equipa, escolhendo os melhores momentos e o melhor passe para fazer a diferença.

  Conclusão: João Moutinho é um motor e por isso também engripa porque corre quilómetros sem fim. Agora é tempo de mudança do óleo, pois ele será fundamental em Málaga, onde o FC Porto vai gerir a vantagem na eliminatória que leva com o seu golo, coisa algo rara em João Moutinho. Se ele fosse um médio goleador já não estaria por aqui, pois é um jogador quase perfeito!

PS: Só um mero exercício especulativo a até algo corrosivo. Imaginem João Moutinho ainda no atual Sporting. Agora transformem quatro (das oito) das derrotas dos leões na Liga em vitórias, algo normal com João Moutinho a fazer jogar os “leõeszinhos”. Somem, por favor, esses 12 pontos e ficam com o Sporting no 5.º lugar a 2 pontos do Sp. Braga. Seria uma época perfeitamente normal. Ou não?

Sem comentários: