segunda-feira, 3 de junho de 2013

«Maçã podre? Mostrei que essas palavras não eram para mim»


  João Moutinho deixa Portugal, parte para o Mónaco e fica a torcer pelo F.C. Porto. O internacional português lembra que no F.C. Porto cresceu como jogador e ganhou títulos. Por isso garante que não pode esquecer os três anos de sucesso no Dragão. Pelo meio envia uma resposta ao Sporting.

  Fá-lo a propósito da célebre frase de Bettencourt sobre a «maçã podre». Ainda magoado? «Essa questão já foi falada muitas vezes. A verdade é que consegui elevar o meu nível e conquistei títulos no F.C. Porto. Mostrei a algumas pessoas que aquilo da maçã podre não era para mim», sublinhou.

 João Moutinho já foi do Benfica, mas depois cresceu

  Cresceu no Sporting, consagrou-se no F.C. Porto, mas Moutinho nunca se livrou da fama de ser do Benfica. Esta manhã, por isso, durante uma conversa mais descontraída à boleia da apresentação de umas chuteiras, o internacional foi questionado se é verdade que nasceu benfiquista.

  «Já fui do Benfica, mas passou-me completamente», sorriu João Moutinho. «Aconteceu quando era miúdo. O meu pai sempre foi do Benfica, jogou no Benfica e então eu e os meus irmãos torcíamos pelo Benfica. Mas depois cresci, comecei a pensar pela minha cabeça e decidi mudar.»

  Nesta altura prepara-se para deixar Portugal, depois de ter sido vendido ao Mónaco, e por isso livra-se também das amarras dos clubes portugueses. O que por arrasto provoca uma dúvida normal: agora que vai deixar Portugal, fica afinal de contar a torcer pelo Sporting ou pelo F.C. Porto?

  «Torço pelo F.C. Porto. Vou continuar a ser adepto do F.C. Porto e espero que continue a ganhar títulos como é normal naquele clube. Guardo o carinho dos adeptos e da direção, que sempre me apoiaram desde o primeiro momento em que lá cheguei, e por isso torço sempre pelo clube.»

Moutinho ficou ou não aborrecido por valer menos que James?

João Moutinho está entusiasmado com o Mónaco: mais, o médio que deixa o F.C. Porto garante que não o incomodou o seu passe ter custado bem menos do que o de James (25 contra 45 milhões de euros), e também não está preocupado por o clube não ter ainda licença para jogar a liga francesa.

«Estou entusiasmado com o Mónaco. É um projeto aliciante. Vou reencontrar o Falcao e outros jogadores, por isso estou à espera que esse momento chegue rapidamente. Mas antes disso ainda tenho dois jogos da seleção e é nesses dois jogos que estou concentrado agora», disse Moutinho.

  O médio falou esta segunda-feira à margem de uma iniciativa comercial antes da concentração da seleção e garantiu que se trata de um objetivo concretizado. «Sempre sonhei poder estar onde estou neste momento. Todos os sacrifícios que fiz ao longo da minha vida foi para chegar aqui», referiu.

  Pelo meio houve provocações: Luís Filipe Borges, o apresentador do evento, perguntou se não o aborrecia ter custado menos que James. «Não estou nada aborrecido», disse. «Custei aquilo que acharam que era o meu valor. Estou feliz por poder representar um grande clube como o Mónaco.

  Quanto ao problema legal em torno da aceitação do Mónaco na Ligue 1, e questionado se o seu contrato tinha alguma cláusula de salvaguarda em relação a esse assunto, Moutinho não deixou espaço a qualquer pessimismo. «Não me preocupa nada. Sei que o Mónaco vai ter a licença.» 

  O clube monegasco, recorde-se, recusa-se a pagar 200 milhões pela licença e recorreu para os tribunais. «Nesta altura só penso no jogo da seleção, mas também posso dizer que não estou mesmo nada preocupado com isso. Sei que vou jogar no Mónaco e vou jogar pelo Mónaco na I Divisão.»

  Apesar do otimismo de João Moutinho, não deixa de ser estranho esta felicidade por trocar um clube que joga a Liga dos Campeões por outro que não sequer estar nas competições europeias. «Não é problema nenhumo Mónaco não estar na Liga dos Campeões», começou por dizer.

  «É um projeto muito aliciante. Subiu este ano da II Liga francesa e é um projeto a dois ou três anos. Espero já esta época ganhar o título francês. Sei que não vou poder estar na Liga dos Campeões, mas conto estar no Mundial do Brasil. No futuro sei que vou voltar à Liga dos Campeões.»

Sem comentários: