terça-feira, 9 de julho de 2013

João Moutinho, o «sacrifício» e o «projeto aliciante» do Mónaco


  João Moutinho diz que «foi um sacrifício» tomar a decisão de sair de Portugal e do FC Porto para rumar ao Mónaco, mas diz que optou por uma proposta «extremamente interessante» e um projeto «aliciante». O internacional português foi apresentado esta tarde e definiu como objetivo fazer uma boa época para estar no Mundial e para levar o clube, que subiu este ano à Liga Francesa, pelo menos à Liga dos Campeões.

  «Foi um sacrifício, mas foi uma proposta que apareceu extremamente interessante com um projeto extremamente aliciante, e decidi tanto eu como o FC Porto aceitar. É uma nova fase, queria experimentar também outro campeonato, o Mónaco apareceu, estou feliz por aqui e estar e espero dar muitas alegrias aos adeptos», afirmou Moutinho, apresentado ao lado de James Rodríguez numa conferência de imprensa que começou com uma hora de atraso, ao que explicaram os responsáveis do Mónaco devido a um atraso no voo que transportou o colombiano.

  «O projeto que nos apresentaram foi de médio-longo prazo, dois-três anos. Neste primeiro ano é muito importante para nós qualificarmo-nos para a Liga dos Campeões. É um projeto com excelentes jogadores, uma excelente equipa que está formada aqui no Mónaco, um projeto vencedor. O que ambicionava era estar numa equipa a lutar por todos os títulos. Espero contribuir para este ano podermos ganhar algum título e depois conseguir algo mais», prosseguiu Moutinho, explicando que optou por um clube com menor palmarés que os grandes da Europa porque acredita nessa ambição: «Claro que sim, se não achasse se calhar não teria escolhido o Mónaco. É um clube com palmarés que ambiciona ainda mais. Quer conquistar títulos e quer mostrar-se à Europa. Sabendo que temos uma primeira época muito difícil em que queremos qualificar-nos para a Liga dos Campeões.»

  Moutinho também foi questionado se não tem medo de perder visibilidade no Mónaco, nomeadamente no que diz respeito à seleção portuguesa. «Acho que não. Escolhi este projecto sabendo que, a curto prazo, temos de conquistar o campeonato ou estar na linha da frente para a Liga dos Campeões. Mas acho que não vai ser afetado. Hoje em dia os selecionadores estão atentos a todas as ligas, eu só vou ter que dar continuidade ao meu futebol para poder ser chamado à seleção nacional e estar no Campeonato do Mundo, esse é o meu objetivo. Mas a curto prazo pensar no Mónaco.»

  Houve também uma pergunta sobre que outros aspectos atrairam os jogadores para o Mónaco, se o profissionalismo do clube, a localização geográfica ou o dinheiro. Na tradução não foi mencionada a questão do dinheiro, pelo que Moutinho não se referiu a ela: «O profissionalismo do clube claro, deram-nos todas as condições para podermos estar bem. É a isso que nós olhamos, pela ambição, pelo projeto, foi por isso que escolhi, não pela situação geográfica do Mónaco, mas pelo projeto grandioso que estamos a formar.» 

Sem comentários: