quarta-feira, 29 de maio de 2013

Gigante João Moutinho


  «Tudo vale a pena quando a alma não é pequena», escreveu Luís de Camões. O verso de um dos mais famosos escritores portugueses não perdeu o significado. Cinco séculos se passaram desde que o poeta escreveu este verso. E agora a Ligue 1 está prestes a se familiarizar com um virtuoso. João Moutinho vem para atracar na Rocha de Monte Carlo. Aos 26 anos, o meio campista lusitano deixa o Porto. 

O novo Rui Barros 

  Eles são os últimos grandes 8 do FC Porto. Unidos pelo número famoso que usaram dignamente com os Dragões, como Kostadinov, Lucho e Madjer. E depois há o seu pequeno tamanho. Apesar do seu papel, por vezes ingrata, João Moutinho (1,70)e Rui Barros (1,60) sabem se fazer notar. Vinte anos antes do pequeno João, Rui assinava pelo Mónaco com a mesma idade. «João Moutinho é um grande jogador. Ele vai fazer uma grande carreira no FC Porto.» disse Rui, quando João Moutinho foi para os Dragões. TrÊs anos depois, o presidente do clube, Pinto da Costa, disse «Moutinho é um símbolo do clube.» 

«Maçã podre» no Sporting, «Relógio Suiço», no Porto 

  Pinto da Costa nunca escondeu a ninguém, Moutinho foi sempre um dos seus «queridinhos». No verão de 2010, João Moutinho junta-se aos Dragões por 10 milhões de euros, valor record em tranferências entre clube portugueses. Bettencourt, então presidente dos Leões, rugiu e disse que se queria livrar de uma «maçã podre». Pinto da Costa disse: «Mandei uma mensagem ao João a perguntar-lhe se ele viria para o Porto», ao que ele respondeu «Imediatamente!» Recém-chegago, Moutinho completou o trio do meio-campo, ao lado de Lucho e Fernando. Foi o jogador mais utilizado por Villas-Boas! O presidente do clube comparou-o com «um relógio suiço!». Aos 26 anos Moutinho tem quase 400 jogos na Liga, e aproxima-se dos 100 jogos europeus. Agora, Pinto da Costa sorri: «Vendemos uma maçã podre por 25 milhões de euros!». 

Seguido pelo PSG 

  Antes de sucumbir aos milhões de Monte Carlos, Moutinho tem animado um monte de recrutadores. Há seis meses atrás, Pini Zahavi confirmou o interesse do Zenit mas estava de olho na Catalunha: «O João gostava de jogar no Barça».
  No Inverno passado, o Tottenham propôs 25 milhões de euros pelo passe de Moutinho. O Porto concordou mas um detalhe aniquilou a tranferência. Uma parte dos direitos desportivos pertenciam a um fundo de investimento. Esta prática é proibida em Inglaterra desde o caso de Tevez. O Manchester United também já tinha deixado cair o caso pelas mesmas razões. Então, no início deste ano, o fundo de investimento comprou todos os direitos de Moutinho (e James Rodriguez).
  O PSG foi adicionado a uma longa lista de pretendentes. Em Paris, João Moutinho poderia aumentar a sua coleção de malas Louis Vuitton... mas é no Mónaco que vai encher os bolsos! 

Um talento 

  João Moutinho é basicamente a história de um talento para a ascensão meteórica. A 4 de Janeiro de 2005, José Peseiro deu-lhe uma oportunidade de jogar na equipa principal frente ao Gil Vicente. Vestiu a camisola número 28 que herdou de... Cristiano Ronaldo! Um mês depois foi o seu baptismo europeu frente ao Feyenoord. Em Agosto de 2005, Felipão (Scolari) integra-o na Seleção Nacional. Com apenas 20 anos veste a braçadeira de capitão em Alvalade. Pouco tempo depois tornou-se o jogador mais bem pago no clube a par de Liedson (110 mil euros por mês). Um incrível destino para o filho de Nélson Moutinho um ex-atacante formado no Benfica.
  Na ausência de poder voar com as águias, Nélson escolheu clubes pequenos: Olhanense, Leiria, Barreirense e Portimonense. É justamente neste último que o seu pequeno João Moutinho assinou a sua primeira licença. E é no Algarve que abriu a sua primeira escola de futebol que tem o seu nome «Escola de Futebol João Moutinho».
  Em 2007, ele passou o dedo anelar a Ana Sofia. Dois anos depois o casal deu à luz Lara. Depois de ser afastado por Carlos Queiróz do Mundial de 2010, Moutinho esteve presente no último Euro, pelas mãos de Paulo Bento.
  Agora é com o coração apertado que deixa as suas «mulheres»... E não são só elas que vão sentir a sua saudade, a Liga Portuguesa também.

Texto traduzido por este blog.

Sem comentários: